-
Birden Jiu Jitsu Ambassadors
CAIO FERREIRA
Fotos por @fellipeditadi -
-
Caio Ferreira, 27 anos, faixa preta na equipe Gracie Barra, nascido e criado na Freguesia, bairro tradicional do Rio de Janeiro.
Começou sua trajetória no Jiu Jitsu aos 14 anos por influência de um tio e desde a faixa branca começou a competir. Um ano depois, ao pegar a faixa amarela e em um momento difícil, combinou com seu professor de ajudar no treino das crianças mais novas em troca de uma bolsa para continuar a treinar. Mal sabia que sua jornada como professor começaria ali.
-
"Foi aí, aos 14 anos que o Jiu Jitsu entrou na minha vida, sem eu perceber, seja como professor ou como competidor e graças as influências positivas de meus professores."
Aos quase 16, pegou a faixa azul e já começou a ser instrutor na aula dos adultos e começou a competir mais ainda. Aos 17 começou a dar aula para os adultos e foi quando começou a ganhar grandes competições e viajar pelo Brasil, já com mais apoio de patrocinadores sendo campeão estadual, vice-campeão brasileiro, vice-campeão sulamericano.
-
-
Nessa mesma idade começou a treinar Muay Thai paralelamente ao Jiu Jitsu, não com a mesma intensidade, mas para se tornar um lutador mais completo e ao pegar a faixa roxa aos 19 anos, fez uma luta de MMA e ganhou. A partir desse evento se viu diante da escolha de seguir para o MMA ou focar totalmente no Jiu Jitsu como professor e competidor.
Escolhendo o caminho da arte suave, ainda no mesmo ano foi lutar em outros países pela primeira vez, lutando o campeonato Europeu em Portugal e dando treino em algumas academias na Holanda e Espanha. No ano seguinte fez uma temporada em Abu Dhabi e Dubai, também dando aulas e competindo.
-
-
-
-
Com toda a dedicação foi por 5 anos consecutivos lutar o campeonato Europeu e também em diversos campeonatos pelo Brasil, uma vida toda dedicada a treinos, aulas, competições e alimentação saudável.
-
-
Caio sempre flertou com o Surf, mas devido a rotina corrida de atleta, quase nunca achava um tempo para se dedicar ao surf, mas durante a pandemia, com o fechamento das academias e cancelamentos dos eventos tradicionais de Jiu Jitsu, começou a surfar com regularidade.
Fellipe Ditadi, fotógrafo da Birden, começou a treinar na Gracie Barra e logo ficaram amigos, Ditadi apresentou a marca ao Caio e logo se conectaram dentro desse estilo de vida que é tradição no Rio de Janeiro.
-
-
"O Jiu Jitsu é minha vida e o surf apareceu como um complemento que se encaixou perfeitamente ao meu estilo de vida. Sou muito grato ao Jiu Jitsu. Todas as conquistas que eu tenho, os lugares que conheci, o sustento da minha família e as amizades que eu tenho hoje são graças ao esporte".
-