-
B I R D E N P R E S E N T S
FESTIVAL & SURF | VANS DUCT TAPE
Fotos: @fellipeditadi | Texto: @brunobiella_ -
-
Nosso colaborador e fotógrafo Fellipe Ditadi presenciou um dos maiores eventos de longboard do mundo acontecer no quintal da sua casa, na Praia da Macumba, Rio de Janeiro. O Vans Duct Tape Invitational & Festival aconteceu pela primeira vez na América do Sul, entre os dias 12 e 14 de maio. Ditadi, que é local do Recreio RJ, acompanhou o evento de perto e ainda hospedou alguns dos competidores em sua casa.
-
Justin Quintal, surfista da Flórida e 8x campeão do Vans Duct Tape, conheceu o Ditadi em 2018 numa surftrip no México e de lá pra cá os dois mantiveram contato e se encontraram outras vezes, o que foi suficiente para o convite para passar alguns dias na casa do carioca. Tom Morat, chegou um pouco depois e também se juntou aos dois.
-
-
FREESURF
Dias antes do evento começar, rolaram altas ondas que proporcionaram sessions iradas em Grumari, Macumba e Posto 11. Fellipe levou Quintal, Tom Morat e também convidou o atual campeão mundial de longboard, Harrison Roach, para aproveitarem a ondulação que chegou na costa e fazerem um aquecimento para a competição.
-
-
-
-
EVENTO
Nos primeiros dias de evento o tempo estava um pouco nublado e as condições não muito favoráveis, o que deixou a maior parte do campeonato para o último dia, no domingo. As ondas estavam grandes, um pouco difíceis e por isso tiveram auxílio inédito de jet ski.
-
Foi muito legal a interação do festival com a comunidade local. Além de termos, pela primeira vez, representantes brasileiros competindo, Caio Teixeira, que é um cara que contribuiu bastante com a cena do surf clássico no Brasil, foi um dos anfitriões. E Vovô Balian, colaborador da Birden, ficou como comentarista do campeonato.
-
-
-
-
O festival todo aconteceu numa vibe incrível, com direito a festa de encerramento e roda de samba regada a caipirinha e cerveja. O título do feminino ficou com Avalon Gall e o campeão do masculino foi Justin Quintal. Não sabemos o quanto a estadia e os rolês com Ditadi influenciaram na vitória do Quintal, mas o mais da hora pro Fellipe é que o troféu de campeão ficou na casa dele, literalmente.
-