08/10/2021
  •  

    M O R N I N G   S E S S I O N

    GLIDING BARNACLES '21

    Por @fellipeditadi

     

  • A trip

    Convidado 4 vezes pelo Gliding Barnacles, Fellipe Ditadi embarcou para Portugal junto com Caio Teixeira para um dos eventos mais expoentes da cultura do surfe clássico no mundo.

     

  •  

    O que ainda parecia incerto pelo "abre e fecha" de fronteiras, acabou se concretizando aos 45 do segundo tempo com Portugal liberando o acesso à estrangeiros em Setembro.

     

  •  

    Esse ano o evento foi muito mais fluido, com a volta do público próximo ao que era antes da pandemia. Trazendo convidados especiais e entusiastas do mundo todo, como sempre foi.

     

  •  

    Arte e Música

    Além do surfe, o Gliding também fomenta a arte e a música de maneira intensa, com vários artistas se apresentando em um galpão onde rolam exposições de fotos, vídeos, artes plásticas, shapers e música ao vivo, componentes que caracterizam a essência do evento e o tornam tão especial.

     

  •  

    Ditadi foi o único fotógrafo do Brasil a ser convidado para o evento. Lá ele produziu conteúdo para o próprio Gliding e deu continuidade ao editorial de verão da Birden que será lançado em Novembro de 2021.

     

  •  

    Gastronomia

    No mesmo galpão onde acontece a cena artística do evento, também fica a praça de alimentação que é comandado pelo ilustre Sir Capote, que prepara pratos tradicionais do Gliding, como o famoso pão com sardinha e bistecas de porco gigantes, o que assina mais uma vez a personalidade do evento.

     

     

  •  

    Surfe

    As baterias de surfe do Gliding Barnacles têm duração de uma hora, em dois dias diferentes. Esse tempo é bem maior do que de em campeonatos mais tradicionais, que geralmente gira em torno de 20 minutos. Logo, os surfistas acabam fazendo duas entradas com uma pequena pausa para um lanchinho ou uma cerveja. No Gliding só não é permitido esquentar a cabeça. 

     

  •  

    As notas são dadas por 3 juízes, e cada bateria tem um juiz diferente. "Notas numéricas" não fazem parte da avaliação. Sendo assim, os juízes simplesmente escolhem 6 nomes, tendo como critério estilo, fluidez, manobra e o que mais acharem que soma em uma apresentação de surfe clássico. Dos surfistas selecionados, sobram 10 finalistas e seguem para a final em esquema de chave.

     

  •  

    No feminino também rolou final, as meninas surfaram demais e captaram a atenção de todos no evento.

     

  •  

    A cena do longboard em Portugal é muito forte, com boas ondas o ano inteiro e especialmente no verão onde as ondas ficam menores, surge o cenário perfeito para os loggers 

     

  •  

    "Sobre o que mais me chamou atenção...Acho que a personalidade dos franceses surfistas que participaram do gliding. Eles tem um estilo que mixa surf clássico com radicalidade. Gato Herói, Robin Faxa, Jules...Essa galera tem um jeito bem único de surf e arte. Muito legal de assistir." - Fellipe Ditadi.

     

Compartilhe

Comentários

Este site utiliza tecnologias como cookies para melhorar sua experiência de acordo com nossa política de privacidade. Ao permanecer navegando, você concorda com estas condições.

Estamos ocupados atualizando nossa loja para você e voltaremos logo.

Whatsapp