-
-
M O R N I N G S E S S I O N
Receita rápida do Chef
Com Piero Motta
Por Juliano Cersossimo (@juliano.photo) -
-
Piero Motta, 33 anos, é um promissor Chef de cozinha nascido e criado no Rio de Janeiro que vive o surfe e skate desde os 6 anos de idade. Batemos um papo sobre sua trajetória, a vida em Portugal e registramos um pouco da sua rotina.
Inspire-se nessa troca sincera sobre a vivência entre o mar e o asfalto. Também fique com água na boca com essa receita de wrap vegetariano para o pós surfe, antes de mais nada:
-
-
Ingredientes:
30g Rúcula selvagem
150g Cogumelo paris (champignon branco)
30g Mussarela de búfala
10g Castanha de cajú
10g Manteiga
50ml Vinho tinto
2g Sal marinho
2g Pimenta moída
-
-
-
Preparo:
- Lave a rúcula e corte-a (com a mão mesmo).
- Em uma frigideira bem quente dissolva a manteiga e coloque o cogumelo paris. Dê uma salteada e na sequência adicione o vinho tinto, deixe reduzir por cerca de 5 min, adicione sal, pimenta e reserve em um pote.
- Triture a castanha de caju em um moedor.
- Corte a mussarela de búfala em 4 partes (pode ser com a mão também).(Continue rolando a página...)
-
-
Está feito a mise en place (termo francês que significa "pôr em ordem, fazer a disposição), agora é só montar no wrap na seguinte ordem:
-
-
Rúcula na base > Cogumelo paris em cima > Mussarela de búfala > Finalize salpicando a castanha em cima de tudo e enrole wrap igual a um pacote virando as laterais para cima e dobrando as pontas.
-
-
-
-
Trajetória
Piero trabalhou desde bem novo com sushi e culinária japonesa, depois se formou na faculdade de Faculdade Alain Ducasse Formation - RJ e se especializou na gastronomia francesa. Hoje em dia ele gosta de criar e experimentar, fazendo um "fusion" entre as culinárias asiática, francesa e brasileira.
-
-
-
-
Em 2018, Piero partiu para o continente europeu com a ambição de crescer profissionalmente e viver seu estilo de vida dos sonhos. Portugal foi o local escolhido para aprimorar sua carreira como chef de cozinha e também viver em um local com ondas perfeitas e constantes, já que no RJ nem sempre o mar está com as melhores condições.
-
-
-
Chegando com sangue nos olhos, foi em busca dos melhores restaurantes para trabalhar e de cara conseguiu entrar no restaurante do Chef José Avillez, onde trabalhou um tempo e de lá foi para outros desafios, sendo Chef em mais 3 restaurantes e em seu último emprego, trabalhou em uma instituição filantrópica que fornece comida a crianças carentes.
-
-
-
-
-
O momento conciliou com a época mais tensa da pandemia, onde todos os estabelecimentos estavam fechados, o que foi uma oportunidade única de trabalhar na área e ainda contribuir para uma causa social delicada com a qual nunca tinha imaginado poder contribuir.
-
-
Em seu estilo de vida, Piero leva a gastronomia, o surfe e o skate como rotina, morando perto da Parede, também surfando muito em São Pedro do Estoril (que inclusive tem sido sua onda preferida), mas sempre em busca de novos ares Piero comprou um motor home (carrinha) e tem explorado todo o potencial do sul de Portugal.
-